4 de setembro de 2011

Plano de Aula Tema:Folclore

Plano de aula
 Folclore
Conteúdo:
*Vídeo: Cocoricó Cultura Brasileira(clip: Uma paixão sem pé nem cabeça-Lenda da mula sem cabeça)
*Leitura da lenda feita pelos alunos;
*Leitura de lendas diversas feita pelo professor;
*Atividades diferenciadas por nível de escrita com foco na alfabetização.

Objetivo:
     *Aproximar os alunos da cultura popular e das histórias tradicionais passadas de geração em geração;
     *Usar recursos de mídia simples para apresentar conteúdos de cultura aos alunos;
     *Acrescentar no processo de alfabetização dos alunos através de uma data comemorativa- O Folclore.

 Duração das atividades:
     *Aproximadamente 7 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados:
    *Socialização sobre “o que é folclore”.
      Acrescentar aos alunos que folclore não são somente os personagens integrantes das lendas. O Brasil tem um dos folclores mais ricos do mundo.São danças, festas,comidas, obras de arte, supertições, comemorações e representações que acontecem pelo nosso país inteiro.
     Destacar que essas diferentes manifestações têm muito de sua cultura regional expressas.
     

Estratégias e recursos:
     *Após socializar com os alunos as diferentes formas de manifestações folclóricas, informar sobre o trabalho que será realizado pela turma que será em cima dos personagens folclóricos e suas lendas.
    Explicar que as lendas são estórias passadas oralmente de geração em geração e que misturam fatos reais a imaginação das pessoas. Não há registros verídicos dos fatos, portanto não dá para afirmar se são verdadeiras ou não.
    Durante toda semana incluir no momento de leitura, que é diário, lendas que contem sobre diferentes personagens (lenda do Saci-Pererê, lenda do Curupira, lenda do Boto Cor de Rosa, lenda da Iara) realizar a interpretação oral das lendas lidas.
    Exibir em telão, através do retroprojetor o Clip:Uma paixão sem pé nem cabeça do DVD Cocoricó Cultura Brasileira.
    Levar em texto impresso a lenda da Mula Sem Cabeça e pedir que realizem a leitura compartilhada.
     Socializar a lenda com os alunos as duas histórias do mesmo personagem e questionar sobre as diferenças de uma versão para outra dando ênfase à explicação sobre lendas (são estórias contadas e apresentam diferentes versões devido não terem bases verídicas).
     Aplicar diferentes atividades dentro da temática folclore mas com foco na alfabetização(texto lacunado, texto fatiado, ligue o nome ao personagem, lista das lendas lidas, reescrita coletiva da lenda da mula sem cabeça, jogo da memória dos personagens folclóricos).
   
     Avaliação:
    A avaliação será pautada na participação dos alunos e no envolvimento dos mesmos nas aulas.

   Minha Avaliação das atividades:
   O trabalho com folclore sempre é divertido e de fácil compreensão pelos alunos, visto que é um tema trabalhado desde a educação infantil. As atividades realizadas foram trabalhadas em um curto espaço, mas bem aproveitados, pois é uma turma de alfabetização e as atividades colaboraram para o avanço nas hipóteses de escrita e leitura.
   Além dessa sequência de atividades mais voltada aos personagens folclóricos, trabalhei também as receitas típicas aproveitando o conteúdo da LDI desse bimestre que aborda bastante as receitas tanto em português como em matemática.
   Fiz uso de recursos de mídia simples, pode-se ao invés de usar o vídeo, exibir o mesmo clip contido no youtube.Deixa-se os computadores com o link já disponível para exibição e os alunos vão assisti-lo no laboratório de informática.
   Acredito que o folclore, principalmente nas classes de alfabetização, é trabalhado o ano todo com as adivinhas, literatura de cordel, parlendas entre outros gêneros de textos que são levados para sala de aula. Não devemos deixar a marca do trabalho voltado para esse tema somente no mês de agosto.
“Dia em que se comemora o folclore é dia 22 de agosto. Dia em que se trabalha o folclore são todos os possíveis durante o ano inteiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário